Formação TIC e NEE – criação de disciplina moodle

Posted: 22 de Maio de 2011 in Uncategorized

A formação que dinamizámos ajudou a cimentar todos os conteúdos que aprendemos. Este trabalho foi um trabalho colaborativo, composto por equipas heterógenas (professores de educação especial e professores com formação em TIC).

O trabalho consistiu na criação de uma disciplina moodle com dois tópicos.

O primeiro tópico abordado foi a acessibilidade ao computador para pessoas com incapacidade (periféricos de entrada e saída adaptados; software para um acesso adaptado ao computador, software gratuito; opções de acessibilidade ao computador). Os formandos tiveram a oportunidade de fazer o download de alguns softwares adaptados e realizar tarefas para consolidar a informação apresentada.

O segundo tópico, aplicabilidade pedagógica das TIC com NEE – recursos educativos digitais, permitiu aos formandos aceder a diversos links e recursos e explorar determinadas actividades realizadas, nomeadamente no Grid2; Boarmaker; Activinspire; com apontadores de páginas web; com as ferramentas Jclic e Microsoft Powerpoint.

Ensinar exige conhecimento, pesquisa e competência profissional. Esta formação mostrou-nos que aprendemos melhor a ensinar. Ao transmitir conhecimentos, explorar e tirar dúvidas, acabamos por aprender de uma forma mais consistente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s